Criança autista tem tratamento alternativo, como a equoterapia, assegurado pelo TJ

A operadora do plano de saúde interpôs agravo de instrumento e alegou que o contrato firmado não prevê a cobertura dos tratamentos alternativos de musicoterapia, hidroterapia e equoterapia.

Decisão da 6ª Câmara Civil do TJ, em matéria sob relatoria do desembargador Stanley Braga, confirmou tutela provisória de urgência deferida pelo magistrado Marcelo Elias Naschenweng, da 1ª Vara Cível da comarca da Capital - Fórum do Continente, que determina a operadora de plano de saúde o custeio e o reembolso dos tratamentos prescritos a uma criança de três anos de idade, portadora de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Por prescrição médica, a criança precisa dos recursos de musicoterapia, hidroterapia e equoterapia. A decisão prevê multa diária de R$ 500, limitada ao teto de R$ 10 mil, pelo descumprimento da obrigação de disponibilizar os atendimentos.

Após consulta da menor com neuropediatra, o profissional da área da saúde determinou tratamento intenso de psicoterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional por tempo indeterminado. Isso porque quanto mais cedo iniciada a intervenção multidisciplinar, explicou, maiores as chances de progresso da criança e minimização do atraso no seu desenvolvimento cognitivo. O médico também prescreveu musicoterapia, equoterapia e hidroterapia. A operadora do plano de saúde interpôs agravo de instrumento e alegou que o contrato firmado não prevê a cobertura dos tratamentos alternativos de musicoterapia, hidroterapia e equoterapia.

Além disso, destacou a falta de comprovação da necessidade de a menor ser submetida a tais terapias, requisito obrigatório para a concessão da medida. A operadora acrescentou que não pode ser obrigada a autorizar a consecução de tratamentos por profissionais não credenciados, uma vez que os que integram seus quadros estão devidamente capacitados para tanto. Por unanimidade, os desembargadores negaram provimento ao agravo de instrumento.

"Demonstrados a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo, deve ser mantida a decisão que concedeu a tutela antecipada de urgência prevista no artigo 300 do Código de Processo Civil (2015). Nesse aspecto, demonstrado através de relatórios médicos que a realização de tratamento médico recomendado é imprescindível ao sucesso do tratamento do menor, não merece prosperar a tese da agravante da limitação de cobertura contratual", disse, em seu voto, o desembargador relator Stanley Braga. Também participaram do julgamento os desembargadores André Carvalho e André Luiz Dacol. A ação original segue sua tramitação na comarca de origem até julgamento do mérito (Agravo de Instrumento n. 4008374-64.2018.8.24).



Publicado em: 10/05/2019 08:00:00

Notícias

Acompanhe as principais decisões dos tribunais catarinenses

Principais áreas de atuação

O Escritório de Advocacia Cláudio Silva e Albaneza Tonet presta serviços em diversas áreas, com destaque para causas trabalhistas e previdenciárias voltadas aos trabalhadores do setor privado e servidores públicos

Advocacia

Aposentadoria

Civil

Direito do Trabalho

Indenização por Acidentes de trabalho

Previdenciária

Sobre o escritório

Fundado em 1989, o Escritório de Advocacia Cláudio Silva e Albaneza Tonet acumula mais de 25 anos de grande experiência e conhecimento nas áreas trabalhista e previdenciária.

Foi um dos primeiros a atuar na área trabalhista com ênfase no servidor público, participando da fundação de vários sindicatos e da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado de Santa Catarina.

Foi também um dos primeiros a automatizar suas atividades internas, com criação de banco de dados, sistema de acompanhamento processual e linha direta para prestação de informações a clientes, utilizando tecnologia web desde o seu surgimento.

Advocacia Silva e Tonet

Dra. Albaneza Tonet
OAB/SC 6196

Advogada formada pela Universidade Regional de Blumenau.
Pós-graduada em Direito do Trabalho pela Universidade de Blumenau.
Conselheira da OAB/SC entre 1998 e 2003.
Patrocinadora de ações trabalhistas e coletivas públicas e privadas.
Atuação em ações por dano moral no âmbito da Justiça do Trabalho e ações indenizatórias por erro médido e defesa do consumidor.

Dr. Cláudio Silva
OAB/SC 6187

Advogado formada pela Universidade Regional de Blumenau
Especializado em Direito Sindical e direito dos servidores públicos com mais de 15 anos.
Especializado em negociações coletivias de entidades sindicais de trabalhadores nos setores públicos e privado.
Consultor de Projetos de Cargos e Salários para o sindicalismo do setor público.
Assessor Jurídico da Federação dos Trabalhadpres no Serviço Público Municipal do Estado de Santa Catarina.
Presidente da Associação de Defesa dos Diretos do Cidadão